Coroas Cerâmicas
Coroas Cerâmicas
Sabia que a coroa dentária é uma “capa” confeccionada em laboratório e que serve para cobrir um dente quando ele já não se encontra íntegro?
A coroa dentária corresponde a um tipo de prótese fixa e normalmente, são aplicadas quando a estrutura dos nossos dentes fica muito comprometida e corre o risco de começar a desintegrar-se e partir. Nestes casos, o Paciente irá precisar de uma “capa” que irá proteger o interior exposto do dente, devolvendo-lhe não só a função mastigatória, como também a sua estética: as coroas protéticas são feitas em laboratório e imitam perfeitamente a forma e a cor dos dentes naturais.
Em que casos se aplicam coroas dentárias:
- Cáries extensas que envolvem uma remoção de grande parte da estrutura dentária;
- Substituição de grandes restaurações em amálgama ou resina composta;
- Fraturas dentárias por trauma, com perda de porção significativa de dente;
- Desgastes dentários muito acentuados;
- Defeitos de esmalte/dentina que prejudicam a estética dentária;
- Dentes com tratamento endodônticoque escurecem;
- Dentes conóides;
- Dentes pilares para a colocação de uma ponte dentária;
- Alteração do formato, tamanho ou cor dos dentes; entre outras…
Para que servem as Coroas dentárias?
A coroa dentária é uma forma de reabilitação protética fixa que visa restabelecer a estrutura dentária perdida, recuperando a correcta função. Pretende-se assim, que seja restituída a forma, posição, aparência e oclusão do dente.
As coroas dentárias melhoram bastante a estética do dente e a aparência do mesmo pode ser aperfeiçoada tanto no formato como no tom escolhido. A cor pode ser corrigida e escolhida de acordo com o desejo da pessoa ou de estruturas adjacentes. Em casos de dentes amarelados, as “capas” podem ser feitas no tom escolhido tornando-os mais claros e brancos.
Com as coroas dentária é também possível corrigir o ângulo e a inclinação de um ou mais dentes. Se estes estão desalinhados podem-se confeccionar coroas com o ângulo correto para que se posicionem harmoniosamente na arcada dentária.
Como é realizado o tratamento para a colocação de coroas dentárias?
Para a reabilitação de um dente com uma coroa dentária são sempre necessárias duas consultas, uma vez tratar-se da colocação de uma restauração indireta, isto é, de uma peça confeccionada em laboratório.
Numa primeira consulta, o dente é preparado por forma a receber a coroa, sendo realizada, após esta preparação, uma impressão ou molde. Este último servirá de base para a confecção de uma peça que será perfeitamente adaptada àquele determinado preparo dentário naquela pessoa.
Na segunda consulta é realizada a cimentação ou seja a colocação definitiva da coroa.
Durante o período de espera, é feita a provisionalização do dente com um material temporário – coroa provisória.
Tipos de Coroas Dentárias Cerâmicas:
Existe uma grande variedade de materiais cerâmicos que permitem a sua utilização nas mais variadas situações, dependendo se a reabilitação protética é anterior, posterior e se requer maior estética (parte frontal do sorriso), ou maior resistência (zona da mastigação) .
As coroas de zircónia têm vindo a ganhar popularidade pela sua dureza, resistência e compatibilidade com os tecidos orais. Aliado ao facto de poder ser menos espessa sem comprometer as suas propriedades, este material tem vindo a substituir as “antigas” coroas metalocerâmicas na reabilitação de dentes posteriores.
As coroas de cerâmica feldspática por outro lado, têm propriedades de cor e translucidez muito favoráveis à mimetização de dentes naturais, pelo que são consideradas muito estéticas e com indicação para utilização sobretudo na região anterior.
A última novidade têm sido a cerâmica de dissilicato de lítio que aparece como intermédio das duas anteriores, uma vez que possui alguma da resistência mecânica da zircónia mas com melhores propriedades estéticas.

